Man yelling at smartphone with low mobile data signal showing

Quer saber por que seus dados de celular são tão lentos? Trabalhar com uma conexão de dados lenta em seu telefone é extremamente frustrante, quer você tenha um iPhone ou um dispositivo Android. Quando você está tentando assistir a um vídeo ou procurar informações, é fácil ficar chateado quando o serviço não atende ao padrão que você espera.


Na maioria dos casos, uma conexão de dados lenta é temporária, pois é causada por sua localização ou congestionamento de rede. Mas em outras ocasiões, pode persistir por horas ou até dias. Antes de ligar para o suporte técnico da sua operadora de celular, tente primeiro estas etapas simples e veja se elas resolvem seus problemas de dados móveis lentos.


1. Reinicie seu telefone

Isso parece uma solução clichê, mas geralmente funciona. Reiniciar o telefone deve corrigir velocidades lentas de dados de celular, especialmente se você não o desligar há algum tempo. Se estiver com pressa, tente primeiro colocar o telefone no modo avião. Mas uma reinicialização completa é sempre uma boa ideia.

Reiniciar o telefone é simples. Siga estas etapas para o seu dispositivo:

  • Em um iPhone sem botão Home, pressione e segure o botão lateralmais o Aumentar o volume ou Volume baixo botão, até Deslize para desligar parece. Depois de desligar o iPhone, segure o botão botão lateral novamente para ligá-lo novamente.
  • Se você tiver um iPhone com botão Home, simplesmente segure o botão botão lateral (geralmente no lado direito do telefone ou na parte superior de dispositivos mais antigos) até Deslize para desligar aparece na tela.
  • Para a maioria dos telefones Android, você só precisa segurar o botão Poder botão até que as opções de energia apareçam na tela e, em seguida, toque em Reiniciar. Se você não vê Reiniciarescolher Desligarentão segure Poder novamente para inicializar o telefone novamente.

Não importa o seu dispositivo, é uma boa ideia deixar o telefone desligado por alguns minutos antes de ligá-lo novamente.

2. Vá para um local diferente

Muitos fatores físicos podem resultar em LTE ou 5G lentos. Isso inclui clima, congestionamento de rede e até atividade solar. Mas o principal deles são a geografia e os edifícios.

Se você estiver em uma área remota ou se houver muitas barreiras naturais ao seu redor (como colinas, montanhas e vales), provavelmente o sinal será ruim. Tente se mover para um local mais nivelado se a paisagem ao seu redor se encaixar em um desses extremos.

O mesmo vale para estar dentro de edifícios. Você pode estar no meio de uma área urbana densamente povoada com barras cheias em seu dispositivo e se perguntar por que seus dados ficam tão lentos quando você entra em certas estruturas. Estar no subsolo ou cercado por concreto em uma estrutura como um porão pode afetar negativamente o sinal de dados.

Se você estiver tendo problemas de velocidade de dados que começaram apenas em um determinado local, tente mudar para outro lugar. Você pode precisar deixar o prédio em que está ou dirigir alguns quilômetros de distância. Embora isso possa não ser conveniente, é uma boa maneira de solucionar seu problema de velocidade.

Esta etapa é provavelmente algo que o suporte técnico solicitará que você faça de qualquer maneira se você pedir ajuda. Infelizmente, a tecnologia de rede atual não oferece cobertura perfeita em todas as áreas, então a localização ainda é um fator importante. À medida que o 5G continua a se tornar mais popular, esperamos ver menos zonas mortas.

3. Atualize e desabilite aplicativos pesados ​​na rede

Às vezes, um aplicativo problemático pode causar problemas ao monopolizar sua conexão de dados, deixando menos largura de banda para outros aplicativos e deixando tudo mais lento. Nesse caso, você precisará investigar um pouco para ver o que, se houver, está consumindo sua largura de banda. Se houver algo errado, você pode desativar o acesso do aplicativo à sua conexão de dados de celular ou desinstalá-lo.

Quando a internet do seu iPhone estiver lenta, você pode visitar Configurações > Celular e use a lista para desativar o acesso de qualquer aplicativo à sua conexão de dados de celular.

No Android, você encontrará isso em Configurações > Rede e internet > Rede móvel (SIMs no Android 12) > Uso de dados do aplicativo. Toque em um aplicativo e deslize o Dados de fundo controle deslizante para evitar que o aplicativo use dados em segundo plano.Uso de dados de verificação do YouTube do iPhone

Você também deve verificar se há atualizações de aplicativos. Os desenvolvedores de aplicativos publicam atualizações para solucionar bugs o tempo todo, o que pode incluir correções para desempenho lento da rede ou uso excessivo de largura de banda.

Veja como atualizar aplicativos no iPhone e como atualizar seus aplicativos Android se precisar de ajuda.

4. Desative a Economia de dados ou o Modo de baixo consumo de dados

Tanto o Android quanto o iPhone contêm modos projetados para reduzir o uso de dados. Eles são úteis se você tiver uma quantidade limitada de dados, mas se você os ativar acidentalmente, eles podem fazer parecer que sua conexão móvel é mais lenta do que realmente é. Tente desativar esses modos para ver se tudo parece mais rápido.

No Android, acesse Configurações > Rede e internet > Economia de dados. Se você tiver um iPhone, encontrará uma configuração semelhante chamada Modo de baixo nível de dados sob Configurações > Celular > Opções de dados celulares > Modo de dados.Configurações de celular com o modo de baixo consumo de dados ativo.Economia de dados do Android

 

Se você está preocupado com a quantidade de dados que usa, certifique-se de ativá-los novamente depois de um tempo. Você deve saber se essa configuração está tornando seus dados móveis mais lentos ou não. Ele corta alguns cantos, como não carregar imagens até que você toque nelas ou pausar a sincronização em segundo plano até abrir um aplicativo.

5. Lembre-se do seu limite de dados

Não se esqueça de que você provavelmente tem um limite de dados móveis que varia de alguns a várias dezenas de gigabytes. Se você ultrapassar esse limite, sua operadora de celular geralmente diminuirá sua conexão (em vez de excessos caros).

Mesmo aqueles nos chamados planos “ilimitados” geralmente experimentam limitação ou “despriorização” durante os períodos de congestionamento da rede, especialmente depois de atingirem um certo limite. Essa pode ser a causa quando você experimenta uma internet móvel lenta. Se você esgotou sua cota, terá que esperar até que seu ciclo de cobrança seja reiniciado ou comprar dados adicionais de alta velocidade.

É uma boa ideia saber quantos dados você pode usar antes que sua operadora o reduza a uma velocidade de conexão muito mais lenta. Se não tiver certeza, verifique sua conta por meio do aplicativo móvel ou site da empresa. Isso mostrará quantos dados de alta velocidade você tem por mês e quanto você usou até agora.

Então, use nossas dicas para reduzir o uso de dados móveis se precisar reduzir o consumo de dados.

6. Desconecte-se de sua VPN

As VPNs podem fornecer privacidade adicional e permitir que você contorne as restrições geográficas, mas permanecer conectado a uma VPN também pode diminuir a velocidade do seu celular devido ao aumento da sobrecarga. Portanto, se o seu telefone estiver conectado a uma VPN e você precisar tornar seus dados mais rápidos, tente primeiro desconectar-se da VPN.

As chances são de que você notará uma melhora imediata assim que desconectar. Se isso resolver o problema, você poderá melhorar a velocidade da sua VPN ao se reconectar a ela.

Ainda não está usando uma VPN? Nós altamente recomendamos ExpressVPN porque é eficaz e respeitável. Mas se achar muito caro, CyberGhost é uma boa opção consciente do valor.

7. Verifique se há interrupções de rede

Embora as operadoras de celular gostem de se gabar de sua confiabilidade, as interrupções acontecem o tempo todo. Essas interrupções geralmente são responsáveis ​​por velocidades reduzidas ou até conexões perdidas. Se você ainda estiver com dados móveis lentos depois de verificar todos os itens acima, é uma boa ideia verificar se há interrupções com sua operadora antes de ligar.

Se você pode se conectar ao Wi-Fi, é possível fazer algumas investigações. Tente verificar um site como detector de down. Muitas vezes, se o problema for generalizado, outras pessoas já o denunciaram. Você verá um grande aumento nos relatórios recentes sobre interrupções com sua operadora e poderá verificar o mapa de calor para ver quais áreas do país estão com problemas.Detector de queda Verizon 2021

Você também pode entrar nas redes sociais. O Twitter é um bom lugar para pesquisar problemas de conexão porque as pessoas costumam twittar sobre seus problemas de conexão. Além disso, se você entrar em contato com a conta de suporte do Twitter da sua operadora de celular, provavelmente receberá uma resposta rapidamente.

Isso também permite que você faça outra coisa enquanto espera, em vez de perder tempo em espera enquanto liga para o número de suporte da sua operadora.

8. Redefina as configurações de rede do seu telefone

A redefinição das configurações de rede geralmente corrige uma conexão lenta de dados móveis, mas é uma etapa mais drástica. Fazer isso redefine tudo relacionado à rede para seu padrão. Isso inclui remover seus pontos de acesso Wi-Fi, dispositivos Bluetooth e similares. Perdê-los não é o fim do mundo, mas você terá que se reconectar às redes Wi-Fi salvas e emparelhar novamente seus dispositivos Bluetooth mais tarde.

Para redefinir as configurações de rede em um iPhone, abra Configurações > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Configurações de Rede. Seu telefone solicitará sua senha, se você tiver uma, e será reiniciado para executar a operação.

Em um telefone Android, você encontrará a opção de redefinir configurações de rede em Configurações > Sistema > Avançado > Opções de redefinição > Redefinir Wi-Fi, celular e Bluetooth. Isso pode estar em um local diferente, dependendo do fabricante do telefone e da versão do Android. Tente pesquisar por “redefinir” na barra de pesquisa de Configurações se não conseguir encontrá-lo.

Redefinir as configurações de rede em um telefone Android geralmente não requer que você reinicie o dispositivo. No entanto, não é uma má ideia reiniciar de qualquer maneira.

9. Remova e reinsira seu cartão SIM

Finalmente, você pode tentar retirar e reinserir seu cartão SIM. Isso pode esclarecer quaisquer problemas subjacentes que afetam a conexão do seu telefone com sua operadora.

A localização do cartão SIM varia de dispositivo para dispositivo. Em iPhones mais antigos, o slot do cartão SIM está localizado na borda direita do telefone, abaixo do botão lateral. As séries iPhone 12 e 13 têm o slot SIM no lado esquerdo do dispositivo.

Em dispositivos Android, pode estar na lateral, na parte superior, na parte inferior ou mesmo atrás da tampa traseira, se o telefone tiver uma bateria removível. Pesquise no Google o modelo do seu telefone ou verifique o manual, se não conseguir localizá-lo.

O SIM fica em uma pequena bandeja que se abrirá. Você pode puxar algumas bandejas SIM com a unha. Outros podem exigir que você use uma pequena ferramenta, geralmente fornecida na caixa telefônica. Se você não tiver isso à mão, pode dobrar um clipe de papel ou usar a parte de trás de um brinco.

Antes de retirar o cartão SIM, o ideal é desligar o telefone. Não é grande coisa, mas evitará qualquer dano potencial. Além disso, certifique-se de puxar seu SIM enquanto estiver sentado em uma mesa ou outra superfície plana, pois é pequeno e fácil de perder. Você não quer deixá-lo cair na grama.

Se retirar o cartão SIM não funcionar, você pode tentar substituí-lo. Isso exigirá ir a uma das lojas da sua operadora, portanto, você deve ligar primeiro se o problema ainda não for resolvido neste momento. Sua operadora pode enviar a você um novo SIM pelo correio de qualquer maneira.

Lembre-se de que, se você tiver um telefone mais antigo, talvez não consiga acessar os padrões de dados móveis mais rápidos. Veja nossa comparação de 4G LTE e 5G para saber o que esperar. O 5G é o tipo de dados mais novo e rápido, mas o LTE deve ser suficiente para fazer quase tudo o que você gosta.

10. Ligue para o suporte da sua operadora

Se nenhuma dessas etapas corrigir seus dados lentos, é hora de ligar para o suporte técnico. Entre em contato com sua operadora de celular por meio do número de suporte, que você pode encontrar por meio do aplicativo móvel ou com uma rápida pesquisa no Google.

Lembre-se de que o técnico ao telefone pode solicitar que você repita algumas dessas etapas. Você pode querer recusar porque já os fez, mas é trabalho do funcionário seguir uma lista de etapas de solução de problemas para ver o que funciona e o que não funciona.

Você pode tentar explicar antecipadamente o que já fez, mas vale a pena seguir as instruções para garantir que não perdeu nada.

Por que a Internet do meu telefone está lenta? Agora você sabe

Felizmente, você pode tornar seus dados móveis mais rápidos sem precisar ligar para sua operadora. Mas se nada acima funcionar, o problema pode ser algo do provedor que você não pode consertar. É por isso que é uma boa ideia pagar se você não tiver outras opções.

Lembre-se de que uma conexão de dados lenta é apenas parte de um problema em potencial. Se o seu telefone ainda estiver lento no Wi-Fi, você precisará investigar mais para melhorar o desempenho do Wi-Fi também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *