Hands on steering wheel with phone showing Android Auto logo

O Android Auto é uma ótima maneira de utilizar seu dispositivo Android enquanto estiver no carro, mas não será muito útil se parar de funcionar corretamente. Quer você não consiga conectar o Android Auto ou ele pare de funcionar de forma confiável de repente, estamos aqui para ajudar.


Essas dicas de solução de problemas do Android Auto ajudarão você a corrigir o recurso quando ele não estiver funcionando corretamente. Nosso foco é usar o Android Auto com a tela do seu carro, pois o Modo de direção do Google Assistant é menos suscetível a esses problemas.


1. O Android Auto não está funcionando? Reinicie seu telefone

Quando o Android Auto não funciona, espera-se que seja apenas uma falha temporária com o recurso do seu telefone. Portanto, você sempre deve executar uma reinicialização rápida do dispositivo quando o Android Auto não funcionar corretamente.

Na maioria dos dispositivos Android, você pode reiniciar segurando o botão Poder até que apareça um menu. Escolher Reiniciar se estiver disponível; caso contrário, bata Desligar e, em seguida, ligue o telefone novamente após um minuto ou dois. Depois disso, tente usar o Android Auto novamente e veja se funciona corretamente depois.

Também vale a pena desligar o carro, esperar um momento e ligá-lo novamente para descartar qualquer soluço.

2. Atualize seu telefone e o aplicativo Android Auto

Se o Android Auto funcionou antes, mas parou de funcionar corretamente, talvez seja necessário instalar algumas atualizações para recuperá-lo. Dirigir a Configurações > Sistema > Avançado > Atualização do sistema para verificar se há atualizações do Android e instalar as que estiverem disponíveis.

Observe que esses nomes de menu podem ser diferentes dependendo do seu telefone. No Android 12, por exemplo, não há Avançado cabeçalho sob Sistema.

Depois, abra a Google Play Store para verificar se há atualizações de aplicativos. Toque na sua foto de perfil no canto superior direito e selecione Gerenciar aplicativos e dispositivos da lista. Você quer ver Todos os aplicativos atualizados se tudo estiver atualizado, ou Atualizações disponíveis com uma nota sobre quantas atualizações pendentes você tem de outra forma. Toque neste campo se houver atualizações prontas.

Se você vir o Android Auto na lista, toque em Atualizar para instalá-lo. Enquanto estiver aqui, você deve atualizar outros aplicativos principais do sistema, como Google e Serviços do Google Play também, se eles tiverem atualizações disponíveis. Isso pode corrigir problemas como os comandos de voz do Android Auto que não funcionam.Aplicativos de atualização do AndroidTelefone de atualização do Android

Por fim, tente abrir o aplicativo Android Auto em seu telefone após a instalação de qualquer atualização. Pode haver uma atualização do contrato do usuário ou similar que você precise aceitar antes de continuar a usá-lo. Se o aplicativo estiver aguardando sua aprovação, esse é um dos motivos pelos quais o Android Auto pode parar de funcionar após uma atualização importante.

3. Verifique se o seu telefone funciona com o Android Auto

Se o Android Auto não estiver funcionando ou se você vir uma mensagem “dispositivo não compatível”, confirme se o telefone funciona com o recurso. Página de ajuda do Google no Android Auto afirma que você precisa de um dispositivo com Android 6 Marshmallow ou superior para usá-lo, junto com um plano de dados de celular ativo.

No Android 9 e anterior, você precisa instalar o Aplicativo Android Auto da Play Store para usar o recurso. Se você estiver no Android 10 ou posterior, a capacidade do Android Auto de se conectar à tela do seu carro está integrada. o separado Android Auto para telas de telefone app está obsoleto, pois o Google não oferece mais suporte a essa função. Portanto, se esse for o único que você possui, substitua-o pelo aplicativo moderno.

Verifique se você está em um país onde o Android Auto também é compatível. Você encontrará uma lista de regiões em onde usar na página do Google vinculada acima. Funciona em muitos países, como EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Índia. Mas o Android Auto não funcionará em certas regiões.

Se você é novo no Android Auto, certifique-se de revisar nosso guia do usuário do Android Auto e saber como ele funciona para não entender mal nada.

4. Confirme se o seu carro é compatível com o Android Auto

Se o Android Auto não aparecer no visor do seu carro, lembre-se de que você deve ter um veículo compatível (ou unidade principal de reposição). Mesmo que seu carro tenha uma porta USB, ele ainda pode não ser compatível com o Android Auto.

Verificar Lista do Google de carros compatíveis com o Android Auto e procure seu veículo. Em geral, o recurso só aparece nos modelos de carros 2016-2017 e mais recentes. Para ter certeza, o manual do seu veículo deve mencionar o Android Auto, se for compatível.

Caso seu carro não suporte o Android Auto, você pode comprar um aparelho de som que o utilize. Você encontrará uma lista de modelos aprovados na mesma página do Google acima; eles estão disponíveis para compra em sites como Crutchfield.

5. Solucionar problemas do sistema de infoentretenimento do seu carro

Neste ponto, se o Android Auto ainda não aparecer em sua tela, você deve verificar se há problemas com a unidade principal do seu carro. Certifique-se de iniciar o aplicativo Android Auto no menu principal do carro – sua localização varia de acordo com o veículo e o fabricante. Na maioria das vezes, o aplicativo não inicia automaticamente quando você conecta o telefone, levando você a pensar que algo está errado.Tela Android Auto Hyundai

Se houver uma maneira de reiniciar o sistema de infotainment do seu carro, tente fazê-lo. Você precisará verificar o manual para isso, pois difere de acordo com o veículo. Caso isso não seja uma opção, basta desligar o carro por alguns minutos, ligá-lo novamente e tentar mais uma vez.

Por fim, se você tiver um receptor de reposição, verifique o site do fabricante para ver se há uma atualização de software. Aplique as atualizações disponíveis e tente novamente a conexão.

6. Substitua o cabo USB que você usa com o Android Auto

Ao usar o Android Auto no visor do seu carro, você precisa de um cabo USB para conectar seu telefone ao veículo (a menos que esteja usando o Android Auto sem fio). Se você começar a ter problemas com o Android Auto, seu cabo pode ter falhado ou talvez seja de baixa qualidade. Problemas de cabo podem fazer com que a conexão do Android Auto caia aleatoriamente ou se recuse a se conectar.

Experimente substituir o cabo USB por outro que você saiba ser de alta qualidade; o cabo que acompanha o telefone geralmente é um bom ajuste. Para obter melhores resultados, use um cabo que não tenha mais de um metro e oitenta.

Lembre-se de que, se o cabo for apenas para carregamento e não oferecer suporte à transferência de dados, ele não funcionará para o Android Auto. Normalmente, você pode saber se um cabo oferece suporte à transferência de dados se ele tiver o símbolo “tridente” USB na extremidade USB-A. Consulte nosso guia de tipos de cabo USB se não estiver familiarizado com isso.

Além disso, certifique-se de que a porta de carregamento do seu dispositivo esteja livre de detritos. Mesmo com um bom cabo, a porta do telefone pode ficar obstruída, causando problemas de conexão. Use uma lanterna para verificar se há poeira e outros acúmulos e, com cuidado, use um cotonete ou palito para limpá-lo, se necessário.

7. Verifique as configurações do seu carro pareado no Android Auto

O Android Auto permite emparelhar seu telefone com vários veículos. Se você estiver com problemas para emparelhar o Android Auto com um carro novo via USB, visite estas opções para corrigi-lo. Para visitar as configurações do seu veículo Android Auto, abra o aplicativo Android Auto em seu telefone e toque em Carros conectados anteriormente.

Isso mostrará uma lista de carros que você aprovou ou rejeitou para uso com o Android Auto. Se você ver seu carro no carros rejeitados cabeçalho, você pode ter feito isso por acidente. Remova o carro da lista de bloqueados e tente emparelhá-lo novamente.Configurações automáticas do AndroidDispositivos pareados automaticamente com Android

Normalmente, o Adicionar carros novos ao Android Auto opção deve ser habilitada. Se estiver desativado, seu telefone carregará apenas em vez de iniciar o processo de configuração do Android Auto quando você o conectar.

O Google diz que desativar isso pode ajudá-lo a se conectar a um segundo carro se tiver problemas com isso. Tente se conectar novamente usando a configuração oposta do que você tinha aqui.

Se nenhuma das opções acima funcionar, toque nos três pontos Cardápio botão no canto superior direito e pressione Esqueça todos os carros. Isso removerá todos os carros que você sincronizou antes, para que você possa começar do zero e, com sorte, resolver qualquer coisa que esteja travada. Você terá que regularizar o carro novamente, mas isso é um pequeno inconveniente para resolver o seu problema.

8. Limpe o cache e o armazenamento do aplicativo Android Auto

Se o Android Auto ainda não funcionar, sua melhor aposta é limpar todos os dados salvos no aplicativo Android Auto e começar novamente. Você deve fazer isso enquanto o telefone estiver desconectado do carro, portanto, certifique-se de que o veículo esteja desligado e o cabo USB desconectado.

Para limpar os dados do Android Auto, vá para Configurações > Aplicativos e notificações > Ver todos os aplicativos X > Android Auto > Armazenamento e cache. Observe que no Android 12, o menu é intitulado aplicativos em vez de Aplicativos e notificações.

Aqui, selecione Limpar cache primeiro, depois tente usar o Android Auto novamente. A limpeza do cache remove apenas os arquivos temporários usados ​​para fazer o aplicativo funcionar com mais eficiência, portanto, a exclusão do cache não apagará nenhuma das suas preferências do Android Auto.Configurações do aplicativo Android AutoCache de limpeza automática do Android

Se isso não funcionar, volte ao menu e toque em Armazenagem limpa próximo. Isso exclui todos os dados do aplicativo, então é como instalá-lo do zero. Você provavelmente precisará definir as configurações do Android Auto novamente depois de fazer isso.

Esperançosamente, depois de limpar todos os arquivos do aplicativo, o Android Auto se conectará para você novamente.

9. Se o Android Auto ainda não se conectar corretamente

Se nada acima corrige seu problema com o Android Auto, você provavelmente tem um problema mais sério com seu carro ou telefone.

Tente conectar seu telefone a outro veículo compatível com Android Auto ou conectar outro telefone Android ao seu carro, se possível. Isso ajudará você a descobrir onde está o problema.

Se o seu carro não aceitar conexões Android Auto, você deve entrar em contato com o fabricante ou revendedor. Há uma chance de que algo esteja errado com os componentes internos do seu carro fazendo com que o Android Auto não funcione.Android Auto no visor do carro

Se o seu telefone não se conectar a vários carros compatíveis com o Android Auto, verifique se você está usando um bom cabo e se a porta de carregamento está livre de obstruções. Caso contrário, você deve entrar em contato com o suporte do fabricante do telefone para obter mais ajuda.

Lembre-se de que, enquanto você trabalha para solucionar esses problemas, o Modo de direção do Google Assistant está disponível como alternativa. Não é tão conveniente, mas ainda funciona bem.

Faça o Android Auto funcionar mais uma vez

Quando o Android Auto não funcionar, você perderá todos os seus benefícios. Essas dicas orientarão você na solução de problemas do Android Auto. É provável que você precise substituir o cabo USB ou tenha um problema com o aplicativo no seu dispositivo.

Agora que você tem o Android Auto funcionando novamente, verifique se está usando o conjunto de recursos ao máximo!

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