SIM card and slot

Trocar cartões SIM e receber uma mensagem de erro no seu telefone? O erro “SIM não provisionado MM2” é fácil de corrigir, mas o que isso significa?


Neste artigo, explicamos como corrigir esse erro do cartão SIM e garantir que você possa evitar que isso aconteça novamente no futuro.


O que significa “SIM não provisionado”?

Os cartões SIM contêm certas informações que ajudam na identificação da sua conta de telefone celular.

O SIM permite que o telefone seja identificado como seu na rede móvel (graças ao número IMEI). Isso permite que você faça chamadas e se conecte à internet móvel.

Para entender por que seu telefone pode estar exibindo uma mensagem de erro “SIM não provisionado”, é útil saber o que significa a palavra “provisionado”. Provisão pode ser definida como o ato de prover ou suprir algo. No caso do seu cartão SIM, seu sim não é provisionado se não puder mais compartilhar informações entre seu celular e seu provedor.Unihertz TickTock

O erro “SIM não provisionado” deve afetar apenas os usuários que precisam cadastrar um novo cartão SIM. Se ocorrer em qualquer outro momento, pode significar um problema com o cartão SIM, que precisará ser substituído.

Quando o erro “cartão SIM não provisionado MM2” aparecer, você pode rastreá-lo para um dos seguintes:

  • Você comprou um novo telefone com um novo cartão SIM.
  • Você está transferindo contatos para um novo cartão SIM.
  • O servidor do seu provedor de rede móvel não está disponível (se você estiver usando um iPhone, o servidor da Apple também precisa estar online).
  • Há um problema com o posicionamento do cartão SIM.

Outras mensagens de erro do SIM podem ocorrer, dependendo da sua situação. Por exemplo, se o cartão SIM estiver bloqueado para um determinado telefone, ao inseri-lo em um novo dispositivo, você poderá ver a mensagem “SIM inválido”. Desbloquear o SIM permitirá que você o use em qualquer telefone compatível.

O que é o erro “SIM não provisionado para voz”?

Um erro que está crescendo em frequência é “SIM não provisionado para voz”. Geralmente ocorre em dispositivos conectados à rede Google Fi (uma combinação de redes móveis e Wi-Fi) e em dispositivos Google Pixel. No entanto, também há casos em que o erro “SIM não provisionado para voz” é exibido em outras operadoras e smartphones.

O que significa “SIM não provisionado para voz”?

Na maioria dos casos, se o seu telefone estiver exibindo uma mensagem de erro “SIM não provisionado para voz”, isso significa que você não pode fazer chamadas de voz. O motivo mais comum para isso é que sua linha foi desconectada da conta da operadora.

As etapas abaixo devem ajudar a resolver isso.

O que significa o erro “SIM 2 não provisionado”?

Se o erro “SIM não provisionado” especificar um número, é quase certo que você esteja usando um telefone dual-SIM. Cada slot é numerado, então você pode ver os erros “SIM 1 não provisionado” e “SIM 2 não provisionado”.

Isso não é muito para se preocupar. Significa simplesmente que, ao seguir a etapa quatro abaixo, você executa o processo duas vezes, para cada cartão SIM.

7 maneiras de corrigir erros de “SIM não provisionado”

Experimente estes truques para reativar o seu cartão SIM e acabar com os erros de “SIM não provisionado” no seu Android.

1. Atualize os serviços da operadora

Como a maioria das coisas em seu telefone, as comunicações entre o dispositivo e as redes móveis são controladas por meio de um aplicativo.

O Carrier Services é um aplicativo do Google pré-instalado no Android e que recebe atualizações regulares. Se você descobriu que o erro “Cartão SIM não provisionado MM#2” ocorreu sem que você tenha trocado para um novo telefone ou inserido um novo SIM, pode ser um problema com os Serviços da operadora.

Para corrigir isso:

  1. Abra o Google Play
  2. Toque no avatar da sua conta para abrir o menu
  3. Tocar Gerenciar aplicativos e dispositivos
  4. Em Atualizações disponíveis, toque em Veja detalhes
  5. Procure Serviços de Transportadora
  6. Tocar Atualizar

Se Carrier Services não estiver disponível nesta lista, a causa do erro SIM não provisionado é outra.

2. Ativar e desativar o modo avião

Talvez o mais simples de todos os possíveis erros de “SIM não provisionado MM2” seja desabilitar toda a conectividade no telefone ou tablet.

Isso é feito facilmente graças ao Modo Avião, um estado para o qual qualquer dispositivo móvel pode ser ativado com um único toque. Ativar o Modo Avião desativa as conexões com a Internet móvel e redes celulares básicas; desativando posteriormente o Modo Avião, o objetivo é restabelecer uma nova conexão para superar o erro de SIM não provisionado.

Para colocar o Android no Modo Avião:

  1. Deslize de cima para baixo na tela com dois dedos
  2. No Configurações rápidas tela, toque Modo avião
  3. Aguarde a alteração (apenas alguns segundos)
  4. Quando estiver pronto para desfazer, basta repetir as etapas 1-2Desativar modo avião Android 12

Nesse ponto, uma nova conexão deve ser feita com a rede móvel. Se o SIM estiver funcionando corretamente, o erro “SIM não provisionado MM2” não deve mais aparecer.

3. Reinicie seu telefone

Pode parecer improvável, mas simplesmente desligar o telefone pode superar a falha do SIM não provisionado.

Siga as etapas usuais para reiniciar o telefone e aguarde. Alguns momentos depois, você verá que a mensagem de erro não aparece mais e seu cartão SIM está ativado.

4. Insira corretamente o cartão SIMSubstitua o seu cartão SIM

Se o problema não for com a ativação do cartão SIM ou com a rede, pode ser simplesmente um SIM mal ajustado. Isso pode ser devido a problemas com o formato do próprio SIM ou a um slot de cartão SIM (ou caddy) mal projetado.

Para verificar se o SIM está encaixado corretamente, desligue o telefone e localize o cartão SIM:

  • Se você tiver um telefone mais antigo ou mais barato, encontre o cartão SIM abrindo o painel traseiro. Pode ser necessário remover a bateria para acessar o slot do cartão SIM.
  • Com telefones principais ou sem baterias removíveis, o slot do cartão SIM geralmente fica na lateral do aparelho. Normalmente, é um caddy no qual o cartão SIM fica – você precisará de uma pequena ferramenta de ejeção do SIM para abri-lo. Procure um pequeno orifício na lateral do telefone e empurre a ferramenta para ejetar o SIM.

Observação: Certifique-se de remover o cartão SIM e não o cartão de armazenamento microSD.

Remover o cartão SIM pode ser complicado. Pode ser necessário usar uma pinça ou erguê-la por baixo se houver uma bateria removível envolvida. Com o cartão SIM removido, dê um golpe e, talvez, um pó rápido com um pano sem fiapos.

Substitua o cartão SIM limpo, tomando cuidado para posicioná-lo conforme as instruções. Geralmente, há um adesivo ao lado do slot do cartão SIM ou uma gravação ilustrando a orientação correta do SIM.

Recoloque o cartão SIM no telefone e ligue-o novamente. O erro “SIM não provisionado” não deve mais aparecer. Em caso afirmativo, tente o SIM em outro telefone.

5. Ative seu cartão SIM

Na maioria dos casos, um cartão SIM será ativado automaticamente dentro de 24 horas após ser inserido em um novo telefone. Se isso não acontecer, geralmente três opções estão disponíveis para habilitar a ativação:

  1. Ligar para um número automático
  2. Enviar um SMS
  3. Faça login na página de ativação no site da operadora

Todas essas opções são rápidas e diretas, mas dependem do suporte da operadora. Na maioria dos casos, seu SIM deve ser ativado e o erro “SIM não provisionado” resolvido.

6. Entre em contato com sua operadora ou provedor de rede

Se o SIM não ativar, é hora de fazer uma chamada (de outro dispositivo!) para sua operadora ou rede. Explique a eles a mensagem de erro e as etapas que você executou até agora.

Conforme observado acima, pode haver um problema com o servidor de ativação, o que impediria a ativação do cartão SIM. Isso causaria a mensagem de erro “SIM não provisionado”.

Sua operadora normalmente o manterá na linha enquanto investiga o problema. Se for um problema com o servidor de ativação, pode haver algum atraso na ativação do SIM. No lado positivo, você terá um motivo para o erro e uma possível data para resolução.

7. Obtenha um novo cartão SIMnovo cartão SIM

Ainda sem alegria? É hora de solicitar um novo cartão SIM, talvez até um eSIM, se o seu telefone for compatível.

Você pode ligar para sua rede para isso, mas provavelmente achará mais rápido ir a uma loja de telefonia local. Melhor ainda, uma filial da sua rede ou um ponto de venda franqueado.

Eles poderão executar diagnósticos no cartão SIM e, com sorte, resolver o erro “SIM não provisionado MM2”. Não se preocupe se eles repetirem algumas das etapas que você já tentou, pois isso faz parte do processo de diagnóstico.

Se isso significa que você precisa de um novo cartão SIM, isso não deve ser um problema. A loja terá as ferramentas para gerenciar a troca e associar o novo SIM à sua conta.

O erro “SIM não provisionado MM 2”, corrigido!

Observe que esse erro afetará apenas dispositivos móveis que usam cartões SIM. Desde que o SIM seja compatível e caiba no slot, essas correções funcionarão.

A essa altura, você deve entender por que seu telefone está exibindo a mensagem de erro “SIM não provisionado MM2”. Lembre-se, você tem cinco opções para corrigir esse erro:

  1. Atualizar serviços de operadora
  2. Alternar modo avião
  3. Reinicie seu telefone
  4. Verifique se o SIM está encaixado corretamente
  5. Ative corretamente o seu SIM
  6. Entre em contato com sua operadora para obter ajuda
  7. Obter um novo cartão SIM

Se nada disso funcionar, você precisará entrar em contato com sua operadora/provedor de rede para solicitar um cartão de substituição. Depois de resolver tudo, seu cartão SIM deve funcionar sem problemas.

Infelizmente, novos erros de cartão SIM estão aparecendo o tempo todo, mas não demora muito para que a internet se reúna e comece a fornecer soluções caseiras. Se você tiver problemas com o SIM, sempre vale a pena realizar uma rápida pesquisa online para ver se alguém encontrou uma solução ou uma solução alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *