Android phone in hand showing Developer options

O Android tem muitos ajustes disponíveis em seu aplicativo principal de configurações, bem como nos painéis de opções em vários aplicativos. Mas você sabia que o menu de opções do Desenvolvedor esconde ferramentas adicionais que você pode experimentar?


A parte das opções do desenvolvedor em Configurações está oculta por padrão, mas é fácil revelar o menu e dar uma olhada por dentro. Vamos mergulhar nas melhores opções de desenvolvedor Android que você deve conferir.


Como acessar as opções do desenvolvedor no Android

O Android oculta o menu de opções do desenvolvedor por padrão. Como as opções não são necessárias para o uso normal, isso evita que usuários inexperientes alterem configurações que possam acabar prejudicando sua experiência.

Embora expliquemos cada configuração à medida que as examinamos, certifique-se de observar o que você toca neste menu. Ajustar certas opções acidentalmente pode resultar em problemas de desempenho.

Para desbloquear as opções do desenvolvedor, inicie Configurações e role até a seção Sobre o telefone na parte inferior. Toque aqui e, perto da parte inferior da página resultante, você verá a entrada Número da compilação . Toque várias vezes até ver uma mensagem que diz Você agora é um desenvolvedor!

Depois de fazer isso, volte para a página principal de Configurações e toque na categoria Sistema . Expanda a seção Avançado (se necessário) e você encontrará uma nova entrada no menu Opções do desenvolvedor .

Usamos um Pixel 4 rodando Android 12 para esta lista. Lembre-se de que esse processo (assim como as opções do menu e seus nomes) pode ser diferente se você tiver um telefone de outro fabricante ou executar uma versão diferente do Android. Às vezes, o Google também altera as configurações no menu de opções do desenvolvedor, portanto, o que está aqui agora pode desaparecer no futuro.

Agora que você abriu este menu, quais são as melhores opções de Desenvolvedor que vale a pena usar? Como são destinados a desenvolvedores de software, nem todas as opções são relevantes para o usuário comum. Vejamos as opções mais úteis.

1. Fique acordado

Com esta opção ativada, a tela do seu telefone permanecerá ligada quando conectada a um carregador. Para desenvolvedores, isso é útil para ficar de olho em seu aplicativo por longos períodos de tempo, mas os usuários normais também podem tirar proveito disso.

If you need to keep Twitter or a similar app open for live updates without regularly tapping the screen to keep it awake, this setting can help. Just note that if you have an AMOLED screen, you should be careful about leaving the screen on for too long to prevent screen burn-in.

2. OEM Unlocking

Opções do desenvolvedor Android InícioOpções do desenvolvedor Android Segunda tela

As you may know, most Android devices give you the freedom to install a custom ROM, which replaces the default OS with a new one. To do this, you must first unlock your bootloader. Without doing so, the flashing process—which overwrites the current OS—won’t work.

Note that enabling this setting does not actually unlock the bootloader; it only gives the phone the ability to do so later using fastboot commands. Thus, you shouldn’t enable this unless you plan to install a custom ROM on your device. Having it turned on makes your phone more vulnerable.

3. Executando Serviços

Opções do desenvolvedor Android InícioServiços de execução do Android

No Windows, você pode usar o Gerenciador de Tarefas do Windows para revisar os processos atuais. O Android não possui um aplicativo equivalente a este, mas esta entrada de opções do desenvolvedor está próxima. Os serviços em execução permitem visualizar quanta RAM os aplicativos em execução estão usando. Toque em um para ver cada um de seus processos e serviços atuais com mais detalhes.

Embora esta seja uma informação útil, você não deve se preocupar em gerenciar qualquer coisa que veja aqui. O Android faz um bom trabalho em lidar com a RAM por conta própria, então você não precisa intervir.

Recomendamos usar esses dados apenas para fins informativos. Se parecer que os aplicativos usam muita RAM de forma consistente, veja como gerenciar adequadamente a memória em seu telefone Android.

4. Depuração USB

Desenvolvedor de Depuração USB AndroidDepuração USB do Android Confirmar

Nenhuma lista de dicas de opções do desenvolvedor Android estaria completa sem mencionar a depuração USB. É essencial para desenvolvedores e útil para todos os outros.

A depuração USB permite que seu dispositivo Android interaja com seu computador usando determinados comandos. Emparelhado com o SDK do Android em seu computador, você pode emitir comandos para seu telefone para instalar aplicativos, coletar informações de registro ou até mesmo fazer root no dispositivo. Veja nossa explicação completa sobre depuração USB para mais informações.

É uma função poderosa. Mas, para se manter seguro, você só deve habilitar essa opção quando precisar e depois desativá-la.

O Android exige que você aprove manualmente todas as conexões de depuração USB para novos computadores por segurança. No entanto, alguém que roubou seu telefone com a depuração USB ativada ainda pode mexer com ele aprovando a conexão com sua própria máquina. Você pode tocar na opção Revogar autorizações de depuração USB abaixo do controle deslizante para redefinir todos os computadores nos quais você confiou no passado.

5. Sinalizadores de recursosSinalizadores de recursos do AndroidLista de sinalizadores de recursos do Android

Você pode reconhecer o termo “sinalizadores” de outros aplicativos do Google, como o Google Chrome. Eles representam recursos experimentais que o Google pode adicionar a versões estáveis ​​no futuro ou descartar totalmente. O menu Sinalizadores de recursos é onde você pode procurar esses recursos para o Android.

No momento da redação deste artigo, este menu estava vazio em nosso Pixel 4 com Android 12. Você pode ver mais opções aqui em momentos diferentes, especialmente se estiver executando uma versão beta do Android. Dê uma olhada de vez em quando e veja se há algo que você gostaria de experimentar.

6. Taxa de atualização de pico de força

Alguns dispositivos Android mais recentes, incluindo a linha Pixel 6, possuem telas capazes de produzir em altas taxas de atualização. Historicamente, a maioria dos telefones usa 60 Hz como padrão, mas isso está melhorando à medida que os dispositivos se tornam mais poderosos.

Se o seu telefone alterar dinamicamente as taxas de atualização com base em determinados critérios, como fazem os dispositivos Pixel modernos, você pode forçá-lo a sempre usar a alta taxa de atualização com esta opção. Lembre-se de que isso aumentará o consumo da bateria.

Como opção complementar, se você estiver curioso para saber qual taxa de atualização seu telefone está usando no momento, ative Mostrar taxa de atualização para exibi-la na tela o tempo todo.

7. Dados móveis sempre ativos

Com esta opção ativada, mesmo quando o telefone estiver conectado a uma rede Wi-Fi, ele manterá ativa a conexão de dados móveis. Ele faz isso para tornar a comutação de rede mais rápida, o que é conveniente se você alternar frequentemente entre os dois.

Se você deve usar isso depende do seu caso de uso. Ter dados móveis em segundo plano consumirá mais bateria, especialmente se você estiver em uma área com recepção ruim. Nesses casos, convém manter essa opção do desenvolvedor desativada.

No entanto, se você usar chamadas Wi-Fi, deixe-o ativado. Sem ele, as chamadas cairão se você alternar os tipos de rede.

Além disso, se você costuma usar o MMS para enviar mensagens multimídia, não deve desativá-lo, pois o MMS não funciona em Wi-Fi para algumas operadoras. É melhor deixá-lo ligado e apenas desligá-lo se precisar desesperadamente de uma melhor duração da bateria.

8. Configuração USB padrãoConfiguração USB padrão do AndroidAndroid Escolha o modo USB

O Android tem vários modos que você pode usar quando conectado a um computador via USB. Por padrão, ele carrega apenas o seu dispositivo e você deve selecionar um modo de transferência de dados a cada vez, o que se torna tedioso se você se conectar com frequência.

Use esta opção para selecionar um modo padrão, incluindo PTP , Tethering USB e outros. Para segurança máxima, porém, você deve deixar isso sozinho.

9. Desative o Volume Absoluto

By default, absolute Bluetooth volume is enabled on Android, which means that the volume buttons on your phone and your Bluetooth device both control the same volume level. Generally, this is convenient, but it can cause problems with some Bluetooth devices.

Turning absolute volume off (enabling this slider) means that your phone volume and the Bluetooth device will use two separate volume levels. Try doing so if your Bluetooth device’s volume doesn’t work properly with your phone, or if it’s extremely loud or quiet. With absolute volume disabled, you can set your Bluetooth device’s volume to an acceptable level, then use your phone’s volume buttons for fine-tuned adjustments.

You may need to disconnect and reconnect any Bluetooth devices, or even reboot your phone, for absolute volume changes to take effect.

10. Mostrar toques e localização do ponteiroToques de exibição do Android ativadosLocalização do ponteiro do Android

Este par de opções permite que você veja mais sobre o que está tocando em seu telefone. Quando Mostrar toques está ativado, um pequeno círculo aparece na tela onde quer que seu dedo toque. Isso pode ser útil em duas situações.

A primeira é para acessibilidade – aqueles que têm dificuldade com movimentos precisos podem gostar de ter um feedback visual sobre onde estão tocando. Ter esses círculos também é útil se você estiver criando um screencast do seu telefone, como um tutorial. Eles permitem que os espectadores vejam exatamente onde você está tocando.

Para obter mais dados de toque, tente ativar a localização do ponteiro . Isso mostrará linhas na tela representando onde você tocou, junto com dados sobre suas entradas na parte superior da tela. Isso pode ser útil se você estiver testando para verificar por que uma parte da tela do seu Android não está funcionando.

11. Escalas de AnimaçãoEscala de Animação do AndroidAndroid Escolher Escala de Animação

Dependendo da velocidade do seu telefone, você pode não notá-los, mas o Android reproduz animações ao abrir ou alternar entre aplicativos. Usando a escala de animação da janela , a escala de animação de transição e a escala de duração do animador , você pode ajustar a duração dessas transições.

Tente configurá-los em 0,5x a velocidade normal (os valores mais baixos são mais rápidos, enquanto os valores maiores são mais lentos) se você quiser deixar seu dispositivo Android um pouco mais ágil. No entanto, dependendo da velocidade do seu dispositivo, essas animações podem mascarar alguns tempos de carregamento ocultos ao alternar entre aplicativos. Portanto, pode ser melhor alterá-los de volta ao normal se o telefone parecer desajeitado depois de acelerá-los.

12. Substituir Força-EscuridãoOpções do desenvolvedor Android Modo escuroAndroid Amazon Dark Mode

A partir do Android 10, houve um modo escuro em todo o sistema no Android. Se você o ativou em Configurações > Tela > Tema escuro , os aplicativos compatíveis também devem aparecer no modo escuro, mas nem todos os aplicativos suportam isso ainda. A ativação desse controle deslizante faz com que todos os aplicativos usem um modo escuro, o que é bom se você odeia os modos claros.

Tenha em mente que os resultados irão variar, no entanto. Por exemplo, alguns aplicativos ainda usam elementos claros ou têm texto difícil de ler em um fundo escuro. Experimente e veja como são seus aplicativos favoritos.

13. Não mantenha atividades

Incluímos esta opção de desenvolvedor Android como um exemplo educacional. Quando você ativa esse controle deslizante, o Android destrói o processo de todos os aplicativos assim que você o deixa. Os desenvolvedores podem usar isso para testar como seu aplicativo se comporta em diferentes circunstâncias, e podemos usá-lo para ver por que você não deve fechar aplicativos constantemente em seu dispositivo Android.

Fechar aplicativos manualmente regularmente ou usar um eliminador de tarefas destrói os processos executados em segundo plano – processos que o Android mantém vivos para garantir que você possa voltar rapidamente para outros aplicativos. Isso acaba forçando seu telefone a fazer mais trabalho (parando e iniciando o processo) do que faria se você o tivesse deixado sozinho.

Você pode ativar essa configuração se quiser experimentar o péssimo desempenho que a eliminação de todos os aplicativos traz, mas não deve deixá-la ativada depois de experimentá-la.

14. Aplicativos em espera

As versões modernas do Android acompanham quais aplicativos você usa com mais frequência, permitindo que seu telefone aloque recursos para aplicativos de acordo com o tempo que você gasta neles.

Isso geralmente acontece em segundo plano, mas se você está curioso sobre a frequência que seu telefone atribuiu a cada aplicativo ou deseja alterá-la, abra este menu. Ao lado de cada aplicativo, você verá um dos vários valores e poderá tocar em qualquer entrada para ajustar sua configuração.Aplicativos Android em esperaTipo de alteração do modo de espera do Android

As configurações são:

  • Ativo: aplicativos que você está usando agora ou que usou muito recentemente. Esses aplicativos não têm restrições quanto ao uso em segundo plano.
  • Conjunto de trabalho: o aplicativo é executado com frequência, mas não está ativo no momento. Normalmente, são aplicativos que você usa diariamente. O Android coloca algumas restrições menores sobre eles.
  • Frequente: qualquer aplicativo que você usa com frequência, mas não todos os dias. Isso inclui aplicativos que você inicia em horários regulares durante a semana. Eles têm mais restrições do que as anteriores.
  • Raro: aplicativos que você não usa com frequência, como aqueles que você usa apenas em locais específicos. O Android impõe muitas restrições a esses aplicativos.
  • Restrito: o app consome muitos recursos, quase nunca é usado ou age de forma suspeita.

Se você desativou a otimização Doze do Android para qualquer aplicativo, você os verá esmaecidos e o status Isento listado.

Há também uma entrada oculta Nunca , que se aplica apenas a aplicativos que você instalou, mas nunca abriu. O Android restringe esses aplicativos mais do que qualquer outra categoria.

15. Selecione o aplicativo de localização simulada

Não é segredo que nossos telefones rastreiam regularmente nossa localização, o que aumenta as preocupações com a privacidade. Mas você sabia que o Android é capaz de relatar locais falsos em vez de onde você realmente está? Essa configuração exige que você instale um aplicativo separado que possa criar locais fictícios, como o Location Changer .

Depois de instalar o aplicativo e selecioná-lo nesta opção do desenvolvedor, você pode usá-lo para fazer com que seu telefone informe que você está em qualquer lugar que desejar. No entanto, lembre-se de que isso apenas falsifica as coordenadas de GPS – aplicativos e sites podem detectar onde você realmente está por meio de outros pontos de dados, como seu endereço IP. Você pode usar uma VPN no Android para ocultar ainda mais essas informações.

As melhores opções de desenvolvedor Android para todos

Existem muitas outras configurações no menu de opções do desenvolvedor, mas a maioria delas é inútil, a menos que você esteja desenvolvendo aplicativos para Android. É ótimo que o Google forneça essas ferramentas para desenvolvedores, que de outra forma teriam que passar por muitos obstáculos para recriar certas condições.

E melhor ainda, como vimos, muitas dessas opções do desenvolvedor ainda têm uma finalidade para o usuário médio. Experimente-os hoje para obter ainda mais do seu telefone Android.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *